Nos musicais, há uma tendência cada vez maior em ter actores que são obrigados a ter a sua voz preparada para as exigências dos seus papeis, mesmo quando a sua formação não é essa... Veja-se o caso de
Gerard Butler, que para o Fantasma da Opera teve que treinar a sua voz para estar apto a desempenhar na perfeição o papel principal... Conseguiu-o...
Eddie Murphy também o fez em Dreamgirls e foi nomeado ao Oscar...
Mas há uma tendência inversa que aposta em ter
músicos a fazer de actores... E o caso não é raro... Alguns exemplos:
-
David Bowie entrou em muitos filmes, dos quais destacamos A Ultima Tentação de Cristo, de Scorsese, e O Terceiro Passo, de Christopher Nolan, onde incarnava a figura real de Nikola Tesla;
-
Sting esteve em Lock, Stock and Two Smoking Barrels;
-
Joss Stone entrou em Eragon como uma vidente que ajuda o protagonista;
-
Jon Bon Jovi entrou em Favores em Cadeia, a fazer marido que maltratava Helen Hunt, e em Submarino U-571, ao lado de Matthew McConaughey, para além de ter entrado em Ally McBeal;
-
Maddona entrou em Dick Tracy, mas foi considerada a Pior Actriz de Sempre, pelos prémios Razzies (não se pode ter tudo!);
-
Whitney Houston fez de Kevin Costner o seu Guarda-Costas;
-
Björk revelou-se uma fantástica actriz em Dancer in the Dark, de Lars Von Trier;
-
Tom Waits esteve excelente em Dracula, de Bram Stocker, onde fazia de Reinfeld, um servo do Conde que também se queria tornar vampiro;
-
Alanis Morissette entrou em Dogma, onde fazia, nada mais nada menos, de Deus - afinal, Ele é uma Ela!!!;
-
Bono e
Joe Cocker acabaram de entrar em Across the Universe, um filme baseado nas músicas dos Beatles;
-
Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, foi o pai de Johnny Depp nos Piratas das Caraíbas - nos Confins do Mundo... Tal pai, tal filho...
Por cá, tivemos
Lúcia Moniz em O Amor Acontece e, e não nos podemos queixar muito.............