Citação do Dia...

"Está a mover-se.. Está vivo! Está vivo! VIVO!".
Frankenstein

sábado, 22 de março de 2008

Que cena!!!

Onde?
Filme My Fair Lady, de George Cukor
Quando?
1964
O quê?
Eliza Doolittle é uma vendedora de flores pobre, que é descoberta pelo professor de fonética Henry Giggins... Este aposta com um seu amigo que consegue transformar Eliza numa senhora, modificando-lhe a forma de falar e todos os seus hábitos de vida... Eliza concorda com a mudança e torna-se, de facto, uma senhora bem-falante e elegante... Mas o treino para lá chegar não é fácil, nem a vida com o arrogante Professor Higgins...
Porquê?
Um dos treinos que o Professor Higgins tem reservado para Eliza consiste em pô-la a dizer repetidamente o trava-línguas "The Rain in Spain Stays Mainly in the Plain"... Eliza cansada e derrotada grita com o Professor, mas consegue dizer finalmente a frase sem problemas... A frase torna-se numa canção que nos mostra a verdadeira natureza de Eliza... Aí, percebemos que o hábito realmente não faz o monge..........

Que cena!!!

Onde?
Filme Música no Coração, de Robert Wise
Quando?
1965
O quê?
Maria está a estudar para se tornar freira quando é enviada a casa do Capitão Von Trapp para ser perceptora dos seus filhos... Enquanto o Capitão acredita na disciplina e na rigidez do ensino, Maria ensina as crianças a serem livres e a apreciar a vida... Os momentos musicais deste filme servem para nos mostrar a alegria de viver e levam-nos a acreditar que os medos podem ser vencidos se acreditarmos em nós mesmos e naqueles que nos rodeiam...
Porquê?
Maria expressa a sua vontade de conhecer o mundo e a sua filosofia de vida nos versos imortais "The hills are alive with the sound of music... With songs they have sung for a thousand years... The hills fill my heart with the sound of music... My heart wants to sing every song it hears...". Um verdadeiro hino à alegria e ao amor, Música no Coração mostrou-nos o poder de uma canção e da união entre as pessoas... Ao som da música, a família Von Trapp venceu todos os obstáculos (incluindo a invasão Nazi na Austria) e viveu - tanto quanto sabemos - feliz para sempre...........

A reunião dos Irmãos Blues.....

No ano 2000, Elwood Blues é libertado da prisão para onde foi enviado 20 anos antes com o seu irmão Jake... Mas este já não se encontrava entre nós (seguindo o percurso do actor que lhe deu vida, John Belushi, que morreu em 1982, vítima de uma vida de excessos), deixando Elwood entregue a si mesmo e à sua música...

Sabendo desta notícia, Elwood descobre que o Orfanato que os Irmãos tinham salvo anos antes desapareceu e que tem um meio-irmão que é polícia... Elwood emprega-se como músico de um clube de strip e conhece Mack, o barman, que se torna a primeira contratação da nova banda dos Blues Brothers... Depois do bar ser destruido pela Máfia Russa, os dois partem para tocar na "Batalha das Bandas" com um rapaz do Orfanato entregue à guarda de Elwood, Buster, e o seu irmão polícia, Cab, convertido (literalmente) em cantor de Blues - afinal, estava-lhe no sangue... Chegados à "Batalha das Bandas", os Blues Brothers conhecem os seus adversários, uma equipa liderada pelos gigantes B.B. King e Eric Clapton!!!

Novamente comandado por Dan Aykroyd e ainda com John Goodman e Joe Morton como Irmãos Blues, este novo filme apostou na fórmula que fez do primeiro um grande filme: bom humor, grandes cenas de perseguição pelas estradas dos EUA e um prazer imenso em tocar, ouvir e apreciar a "boa música"... E, como no primeiro filme, Blues Brothers 2000 teve a participação de algumas caras conhecidas e de vozes imortais da música, como Aretha Franklyn e James Brown... Pelo prazer que dá ouvir novamente estes "Irmãos", já vale a pena embarcar nesta nova viagem.................

quarta-feira, 19 de março de 2008

Quando os músicos nos dão mais do que música.....

Nos musicais, há uma tendência cada vez maior em ter actores que são obrigados a ter a sua voz preparada para as exigências dos seus papeis, mesmo quando a sua formação não é essa... Veja-se o caso de Gerard Butler, que para o Fantasma da Opera teve que treinar a sua voz para estar apto a desempenhar na perfeição o papel principal... Conseguiu-o... Eddie Murphy também o fez em Dreamgirls e foi nomeado ao Oscar...

Mas há uma tendência inversa que aposta em ter músicos a fazer de actores... E o caso não é raro... Alguns exemplos:
- David Bowie entrou em muitos filmes, dos quais destacamos A Ultima Tentação de Cristo, de Scorsese, e O Terceiro Passo, de Christopher Nolan, onde incarnava a figura real de Nikola Tesla;
- Sting esteve em Lock, Stock and Two Smoking Barrels;
- Joss Stone entrou em Eragon como uma vidente que ajuda o protagonista;
- Jon Bon Jovi entrou em Favores em Cadeia, a fazer marido que maltratava Helen Hunt, e em Submarino U-571, ao lado de Matthew McConaughey, para além de ter entrado em Ally McBeal;
- Maddona entrou em Dick Tracy, mas foi considerada a Pior Actriz de Sempre, pelos prémios Razzies (não se pode ter tudo!);
- Whitney Houston fez de Kevin Costner o seu Guarda-Costas;
- Björk revelou-se uma fantástica actriz em Dancer in the Dark, de Lars Von Trier;
- Tom Waits esteve excelente em Dracula, de Bram Stocker, onde fazia de Reinfeld, um servo do Conde que também se queria tornar vampiro;
- Alanis Morissette entrou em Dogma, onde fazia, nada mais nada menos, de Deus - afinal, Ele é uma Ela!!!;
- Bono e Joe Cocker acabaram de entrar em Across the Universe, um filme baseado nas músicas dos Beatles;
- Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, foi o pai de Johnny Depp nos Piratas das Caraíbas - nos Confins do Mundo... Tal pai, tal filho...

Por cá, tivemos Lúcia Moniz em O Amor Acontece e, e não nos podemos queixar muito.............

terça-feira, 18 de março de 2008

No Moinho Vermelho.....

"Beleza! Liberdade! Amor!"...
Em Paris, no início do séc. XX, uma cortesã do Moulin Rouge, apaixona-se por um pobre escritor... Durante o movimento Boémio - do qual se destaca Toulouse Lautrec -, vai desenrolar-se a história dos dois amantes, com um desfecho trágico a aproximar-se...
Com Nicole Kidman e Ewan McGregor como Satine e Christian, o filme de Bazz Luhrman aposta forte na componente visual, de onde saltam cores garridas e efeitos visuais adequados ao espirito da história, e num rol de músicas modernas "clássicas" como "Your Song", de Elton John, "Material Girl", de Madonna, "Roxanne", dos Police, "The Show Must Go On", dos Queen, ou "The Sound of Music" do musical com o mesmo nome...
Mas o filme ganha outra dimensão com as interpretações dos protagonistas, que cantaram todas as músicas, e onde se safam mais do que bem... Diriamos que têm futuro no meio musical, se não fossem já grandes actores com créditos formados no cinema...
Para os mais distraídos, lembramos que Kylie Minogue também aparece no filme como... Fada Sininho!!! Um papel adequado à sua pessoa...
Moulin Rouge! é um filme corajoso, bem estruturado e, sobretudo, original como poucos - não é de estranhar que tenha vencido dois Oscar, para Melhor Guarda Roupa e para Melhor Direcção Artística... E relançou a moda dos musicais no cinema, sendo seguido por ilustres fitas como Chicago, O Fantasma da Ópera, ou Hairspray...

Um dos melhores musicais dos últimos tempos - senão de sempre - Moulin Rouge! é um filme a descobrir por todos os que gostam de histórias bem contadas e bem filmadas, e de vibrar com algumas das melhores músicas criadas no último meio século............

segunda-feira, 17 de março de 2008

Que cena!!!

Onde?
Filme Sweeney Todd - O Terrível Barbeiro de Fleet Street, de Tim Burton
Quando?
2007
O quê?
Sweeney Todd recebe na sua cadeira de barbeiro o Juíz Turpin, que o mandara para a prisão anos antes, para poder "roubar-lhe" a mulher... Todd vê a oportunidade de se vingar, cortando o pescoço do Juíz, quando este sai a correr porta fora, nunca sabendo o que lhe estava reservado... O barbeiro, alucinado, descarrega a sua frustração nas pessoas de Londres, dizendo-lhes que "todos merecem morrer"...
Porquê?
Sweeney Todd fica completamente enlouquecido nos anos que passou, injustamente, na prisão, não pensando em mais nada senão na vingança... Quando a oportunidade de a cumprir desaparece, Todd decide acalmar a sua raiva cortando outros pescoços - uma espécie de treino para o Juíz... Tim Burton realizou aquela que é uma das melhores cenas dos seus filmes, ao colocar Johnny Depp no meio dos habitantes de Londres a desejar que alguém se sente na sua cadeira para um "corte": "Who, sir? You, sir? No one is in the chair, come on, come on... Sweeney's waiting, i want you bleeders...".

O Vilão da semana: O Fantasma da Ópera.....

Quem é?
Um génio musical, chamado Erik, que, por nascer com a cara parcialmente desfigurada, é obrigado a esconder-se dos habitantes de Paris nos bastidores da Casa da Opera
De onde o conhecemos?
Da obra de Gaston Leroux, de 1909; da peça de Andrew Lloyd Webber, de 1986; e do musical cinematográfico com o mesmo nome, de Joel Schumacher, de 2004, entre outras numerosas adaptações
Qual a sua missão?
Tomar a jovem Christine Daaé como sua protegida, e elevá-la e à sua voz cristalina ao sucesso. Para o conseguir, Erik surge-lhe como um "Anjo da Música" enviado pelo seu falecido pai para a ajudar a tornar-se uma conhecida cantora... Erik tem o secreto desejo de fazer com que Christine se apaixone por si...
O que usa como arma?
A sua sensibilidade melódica associada a uma verdadeira genialidade musical. Usa também uma raiva há muito contida e despertada pela recusa de Christine em escolhê-lo...
Porque é o maior?
O Fantasma é um daqueles personagens complexos, cuja caracterização se reparte entre uma desfiguaração física e um interior romântico e genial... O Fantasma torna-se num Vilão quando se recusa a aceitar a sua condição de marginal (os donos da Opera recusam satisfazer as suas exigências), tornando-se num assassino para provar aquilo de que é capaz... O Amor que sente por Christine, e que não é retribuido, também revela o lado mais perigoso da sua personalidade, apesar de serem esses mesmos sentimentos que revelam a sua bondade e dignidade...
Frase...
"O medo pode tornar-se em Amor - aprenderás a ver, o homem por detrás do monstro, esta... carcaça repulsiva, que parece um monstro, mas secretamente sonha com beleza... secretamente... secretamente...".

Os Heróis da semana: Blues Brothers.....

Quem são?
Jake e Elwood Blues, dois irmãos que tentam formar a antiga banda de Blues. para obterem dinheiro que ajude a salvar o orfanato onde cresceram
De onde os conhecemos?
Do filme Blues Brothers, de 1980 (só Elwood entrou no segundo). Mas surgiram em primeiro lugar no Saturday Night Live, fruto da imaginação de John Belushi e Dan Aykroyd, os dois "irmãos"
Qual a sua missão?
Uma missão divina: recrutar os membros da sua antiga banda, e angariar fundos para salvar o orfanato. Pelo caminho, encontram a redenção - Jake esteve preso - e atraem a polícia por toda a América, devido à sua condução perigosa.
O que usam como arma?
A sua música viciante, o factor "cool", e uma condução - no Bluesmobile - capaz de deixar a polícia a ver navios...
Porque são os maiores?
Verdadeiramente divertidos e contagiantes, os dois irmãos mostraram que os musicais não se fazem só de temas melosos ou moralistas... O filme é uma sucessão de temas poderosos e com coreografias bem encenadas, e onde desfilam "gigantes" da música, como Aretha Franklyn ou BB King e outros ilustres conhecidos, como Steven Spielberg... Mas o filme deve quase tudo à dinâmica entre os fantásticos John Belushi e Dan Aykroyd, que nos fazem torcer para que os Blues consigam completar com sucesso a sua "demanda de Deus"...
Frase...
"Elwood: São 106 milhas para Chicago. Temos o tanque cheio, meio maço de cigarros, está escuro e nós a usarmos óculos de sol...
Jake: 'Bora..."