Citação do Dia...

"Está a mover-se.. Está vivo! Está vivo! VIVO!".
Frankenstein

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Como ser um bom ladrão.....

Algumas regras para se ser um ladrão eficiente, ou seja, para roubar o que se quiser, sem ser apanhado:

1. Ter boa aparência - aprender com Arsène Lupin, e ter um visual cuidado, acima de qualquer suspeita. Deste modo, pode-se passar despercebido no meio das restantes pessoas e potenciais vítimas. Uma boa aparência é, sobretudo, prática para que possamos movimentar-nos por entre as pessoas com mais dinheiro sem levantar desconfiança, sejam elas da classe alta ou jogadores de póker e slot machines nos casinos;
2. Escolher o que roubar - porque os ladrões têm um leque de possibilidades à sua disposição: dinheiro, joias, artefactos com valor histórico, obras de arte, automóveis, casinos. Não interessa o montante, o que interessa é que se encontrem possibilidades para utilizar os ganhos do roubo, ou seja, ter a quem vender um diamante, ter um casarão onde pendurar um quadro roubado, ou ter um barco à espera para levar automóveis raros para outro país;
3. Elaborar um plano - provavelmente, a parte mais complicada do assalto, pois todo ele assentará no plano. Ter em conta o local do assalto: se num banco conhecer a vigilância, num museu conhecer os cantos ao lugar e as secções de interesse, num casino conhecer as alturas de maior movimento. Conhecer previamente os hábitos das pessoas que se movimentam diariamente no local através de um trabalho de reconhecimento bem elaborado. Só elaborar um plano quando se conhece tudo sobre o local a roubar, de tal modo que o devemos conhecer como a nossa própria casa - assim, minimizam-se os imprevistos. Se se sentirem suficientemente confiantes do vosso plano, podem contar a perfeição dele à audiência (como em Infiltrado, com Clive Owen);
4. Escolher a equipa certa - Arsène Lupin, Carmen Sandiego e Thomas Crown trabalham, geralmente, sozinhos, mas outros, como Charlie Crocker e Randall 'Memphis' Raines precisam de ajuda, sobretudo quando o roubo precisa de muitas e variadas tarefas para funcionar. Danny Ocean, juntou nos seus '11', um especialista em demolições, um génio informático, um carteirista, um acrobata, dois condutores destravados...
5. Prever os imprevistos - qualquer coisa que possa vir a correr mal, normalmente corre: a polícia aparecer de surpresa e armada até aos dentes, traição por parte de alguém da equipa, sentimentos de compaixão ou remorsos, ou chegar depois de um ladrão melhor que já limpou o cofre. Contudo, um bom ladrão tem de pensar depressa, adaptar-se ao meio que o envolve (daí a importância de conhecer o local) e não ceder à pressão... Quando tudo falha, deixar o saque, mas escapar com vida;
6. Planear a fuga perfeita - enganar as autoridades, criar uma distracção ou fugir a grande velocidade, parecem resultar. As melhores opções: alterar as imagens das câmaras de vigilância para parecer que não está ninguém, simular uma morte ou fugir em todo o tipo de veículos, desde Minis a um Shelby Mustang GT 500;
7. Saber quando parar - não ser ganancioso e, sobretudo, não voltar ao local do crime. Continuar na má vida, tudo bem, mas escolher alvos diferentes, para as autoridades não saberem onde procurar. Podem sempre dedicar-se a ensinar jovens actores a jogar Blackjack (como Rusty, em Ocean's 11) ou a dar aulas de condução em Karts (como Memphis Raines em 60 Segundos)..............................

O momento: Clive Owen, em Infiltrado.....

Já se viram muitos assaltos no cinema, mas poucos como o que Dalton Russell - personagem brilhantemente interpretada por Clive Owen - realizou em Infiltado, do realizador Spike Lee... Ele diz que o seu plano é perfeito, que as autoridades - incluindo o grande Denzel Washington -não coseguirão detê-lo... O filme começa com o seguinte depoimento:

"O meu nome é Dalton Russell. Tomem extrema atenção ao que digo, porque escolho as minhas palavras com muito cuidado e nunca me repito. Disse-vos o meu nome: isso é o Quem. O Onde pode rapidamente ser descrito como uma cela de prisão. Mas há uma pequena diferença entre estar confinado a uma minúscula cela e estar preso. O O Quê é fácil: recentemente, planeei e desencadeei acções com vista a realizar o assalto a um banco perfeito. Este é também o Quando. Quanto ao Porquê: para além do óbvio motivo financeiro, é muitíssimo simples... Porque posso... O que nos deixa apenas com o Como... e aí, como diria o Bardo, é que está o cerne da questão"...

Um assalto ao banco com mais surpresas do que se possa imaginar à primeira vista, e realizado por um ladrão de excepção...
Será verdade que o seu plano é perfeito? A ver, para confirmar........................

Que cena!!!

Onde?
Filme A Armadilha, com Sean Connery e Catherine Zeta-Jones
Quando?
1999
O quê?
Sean Connery é um ladrão profissional, Zeta-Jones é uma ladra amadora. Juntos, planeiam roubar uma valiosa máscara de um museu durante a noite... Mas, para isso acontecer, têm de contornar os aparelhos de vigilância e de segurança, que incluem um sistema de raios laser que accionam um alarme... Como preparação para este sistema, Zeta-Jones treina no castelo do personagem de Connery para evitar um conjunto de linhas de lã que fazem as vezes dos lasers...
Porquê?
As cenas ficam realmente bonitas - a do ensaio e a do assalto - com toda a coreografia ensaiada por Zeta-Jones. Na primeira, o treino da sua personagem leva-a a aproximar-se mais do personagem de Connery, que vê nela uma ladra com potencial e alguém a quem se pode realmente afeiçoar na sua solitária vida... O filme deve tudo à química entre os dois actores, um veterano conhecido pelo seu charme e a então recém-descoberta actriz capaz de arrebatar o público com a sua beleza e o seu enorme talento.............................

quarta-feira, 14 de maio de 2008

O Ladrão do dia: Arsène Lupin.....

Quem é?
Um "ladrão de casaca", que viveu em França em finais do séc. XIX... Um ladrão elegante e sedutor que fazia dos mais ricos da sociedade o seu alvo preferido
De onde o conhecemos?
Dos romances escritos por Maurice Leblanc, contemporâneo de Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes... Como o grande detective, Lupin foi adaptado a quase todos os meios - televisão, animação, teatro, BD, e no cinema foi Roman Duris que vestiu a sua pele, em 2004
Qual a sua missão?
Lupin rouba para si mesmo, movimenta-se nas mais altas esferas da sociedade francesa e ajuda aqueles que precisam, livrando-os de verdadeiros Vilões que merecem ser punidos... Este ladrão gosta de mostrar as suas habilidades, e encara os seus roubos como desafios, como provas para se testar a si mesmo... Tem particular orgulho dos assaltos mais complexos e que exigem maior esforço... E sente-se realizado quando os consegue fazer, sem deixar qualquer pista para ser seguido...
O que usa como arma?
A sua astúcia, as capacidades furtivas de um ladrão profissional, e um sentido de justiça muito próprio... Utiliza também o seu charme e elegência para seduzir as senhoras da alta sociedade... Acompanha-se, quase sempre, de uma bengala que serve de arma...
Porque é o maior?
Arséne Lupin rivaliza com Sherlock Holmes como uma das figuras mais proeminentes da literatura dos finais do século XIX e um daqueles que se adapta a qualquer meio capaz de contar as suas aventuras... Um ladrão sedutor e de porte aristocrático, que rouba pela facilidade e pelo prazer com que o faz... Um dos primeiros criminosos de renome, que construiu a sua fama pela proeza de nunca ter sido capturado e por nunca ter encontrado artefacto que não conseguisse roubar... Um "cavalheiro" ladrão.....
Frase...
"Roubarei aquilo pelo qual muitos homens já morreram de espada na mão a tentar conquistar...".

2 clássicos, 2 remakes, 4 assaltos.....

O Caso Thomas Crown é um filme de 1968, com Steve McQueen e Faye Dunaway, mas é também um filme de 1999 realizado por John McTiernan, com Pierce Brosnan e Rene Russo... Nos dois, Thomas Crown é um milionário com um hobby muito particular: roubar obras de arte, artefactos valiosos e os cofres dos bancos... Crown não o faz, portanto, por necessidade, mas antes pelo desafio, pela emoção e para, simplesmente, demonstrar que é capaz de o fazer... No seu encalço está Catherine Banning, a investigadora de uma companhia de seguros... Esta deixa-se seduzir pelo carácter do milionário, e acaba por se envolver demasiado na sua vida... Apesar de desconfiar de Crown desde o início, vai acabar por lhe contar os motivos do seu envolvimento... O ladrão, contudo, vê nela "um adversário à altura"...

Um Golpe em Itália surgiu no ano de 1969, a partir da Grã-Bretanha, e contou com Michael Caine no papel de um ladrão que planeou o assalto a um banco e uma fuga arriscada pelo trânsito de Turim utilizando Minis... Em 2003, Mark Whalberg tomou o lugar de Caine enquanto o assaltante de bancos Charlie Crocker, tendo Charlize Theron ao seu lado e Edward Norton como Vilão... A fuga nos Minis foi também adoptada como plano de fundo, fazendo uma perfeita homenagem ao filme original, apesar de tudo o resto ser uma "americanização" da história original, bem britânica...

Quatro filmes muito bons - tanto os originais como os mais recentes -, cheios de cenas de acção, com roubos e fugas originais como panos de fundo, e onde podemos ver que para alguns, afinal, o crime compensa..........................

terça-feira, 13 de maio de 2008

Ladra dos videojogos.....

Onde está Carmen Sandiego?
Será justo dizer que Carmen Sandiego é a mais conhecida ladra do planeta Terra... Ela é a chefe da V.I.L.E., a organização criminosa mais poderosa do mundo... Os assaltos realizados pela "Senhora de Vermelho" são os mais complexos de realizar e os mais complicados de desvendar... Mas ela não o faz pelo lucro... Para Carmen, os assaltos têm mais a ver com o desafio que apresentam do que com o real valor dos objectos roubados... Esta famosa ladra tem uma capacidade nata para se escapulir debaixo dos narizes dos detectives da Agência ACME e de conseguir desaparecer para as mais dispersas regiões da Terra com uma facilidade extrema.....

Carmen Sandiego foi um jogo criado para o computador no ano 1985, e cujo objectivo é percorrer os vários lugares da Terra à procura da famosa ladra e dos seus comparsas nos crimes... No inicio de cada missão, somos informados que um crime extraordinário foi cometido por Carmen, e são-nos dadas algumas pistas acerca do local para onde foi levado o objecto roubado... Interrogando as testemunhas, vamos recolhendo indicios sobre o possível paradeiro dos suspeitos, vamos conseguir um mandato de captura e vamos prendendo os membros da V.I.L.E. um a um, até chegarmos a Carmen... Ao longo do jogo, vale-nos o nosso conhecimento sobre a geografia mundial e o raciocínio lógico... A série de animação, de 1994, recorria ao mesmo conceito: dois detectives da ACME corriam atrás da ladra pelos mais diversos lugares...
Mas Carmen Sandiego conseguiu sempre evadir-se aos seus perseguidores, e ainda anda por aí... algures..........................................

50 carros numa noite.....

Randall 'Memphis' Raines é um ladrão de carros aposentado... O seu irmão Kip, apesar de todas as insistências da família, parece seguir-lhe os passos quando quase é apanhado pela polícia e o criminoso para quem trabalha quase lhe tira a vida... Para poupar o irmão, Memphis reune o seu antigo bando, e juntos planeiam roubar os carros, 50 automóveis raros, que Kip pretendia levar a Raymond 'o Carpinteiro' Calitri... Mas têm de o fazer em pouco tempo, mais precisamente numa só noite, "quando a polícia se aperceber, já cá não estamos"...

Conseguirá Memphis voltar à glória dos velhos tempos e salvar Kip antes do fim do prazo..?

60 Segundos, com Nicolas Cage, Angelina Jolie, Giovanni Ribisi, Delroy Lindo e Robert Duvall é um filme de acção com muito estilo... O filme assenta no plano estabelecido para roubar os carros, na distribuição de tarefas aos membros do bando - jovens e reincidentes - e sobretudo no assalto final, onde os 50 carros desaparecem a uma velocidade literalmente estonteante... Cage é convincente como ladrão de carros e vê-se que gostou de andar a acelerar pelas ruas de L.A. e Long Beach - nas entrevistas não se cansava de dizer que os produtores lhe deram carta branca para acelerar mais do que o habitual para um actor principal - em especial ao volante do Shelby Mustang GT 500, apelidado de Eleanor...
Um filme para quem é viciado em grandes máquinas, cenas de perseguição bem filmadas e assaltantes com a escola toda... a 100 à hora...............................

Que cena!!!

Onde?
Filme Heat - Cidade sob Pressão, de Michael Mann
Quando?
1995
O quê?
Neil McCauley e o seu bando planeiam um assalto a um Banco de Los Angeles. Dentro do Banco, tudo corre conforme o planeado, mas, à saída, quando se aproximam do veículo de fuga, a polícia, liderada por Vincent Hanna, aparece para os apanhar... Armados e convictos da necessidade de apanhar McCauley, também suspeito de homicídio, a polícia de L.A. vai dar tudo por tudo para o levar à Justiça... Mas o assalto, até aí sem problemas, vai tornar-se numa batalha campal nas ruas da cidade, à medida que a pressão aperta dos dois lados.....
Porquê?
Uma cena muito bem filmada e incrivelmente realista, à qual Pacino, DeNiro, mas também Val Kilmer e Tom Sizemore emprestam o máximo de tensão... Os polícias, apesar do elemento da surpresa, estão em pé de igualdade com os criminosos e o resultado pode pender para o lado de qualquer das partes... Nesta cena, o personagem de DeNiro demonstra a sua genialidade e sangue-frio e o de Pacino mostra toda a sua determinação em aplicar Justiça........................

A pressão.....

Heat - Cidade sob Pressão é possívelmente o melhor filme de acção jamais realizado... Pelo menos para mim... Tem tudo o que um filme de acção deve ter e tem tudo em doses q.b., ou seja, sem exagerar, de uma forma que nunca se viu antes, e servida por actores de excepção... Porque é um filme extraordinário..?

1. O Herói é um policia com uma vida disfuncional - casamento que corre mal, passa mais tempo a trabalhar que em casa - e o Vilão é um assaltante preocupado com os seus companheiros, e que conhece uma mulher de quem realmente vem a gostar... A relação entre polícia e assaltante é baseada no respeito, pois ambos reconhecem o que o outro precisa para viver e ambos se encontram apenas por duas vezes, em dois momentos, ao longo de todo o filme;
2. As perseguições são intensas e permitem-nos conhecer melhor todos os envolvidos, além de não serem desprovidas de significado... Ou seja, não são gratuitas, antes permitem desenrolar os acontecimentos da história;
3. As explosões, como as cenas de perseguição, não são desprovidas de sentido, e são uteis para impulsionar a história. A cena do camião a capotar, no início é das melhores do cinema e dá-nos um dos melhores e mais realistas assaltos dos últimos tempos;
4. Uma vingança pessoal entre o Ladrão e aqueles que o trairam. Este é, provavelmente, o seu calcanhar de Aquiles, juntamente com o afecto que sente pela mulher que conhece num bar e a quem não consegue contar a vida que leva... É isto que faz dele um personagem profundo e complexo;
5. Uma história de redenção sobre o Polícia que é bom no seu emprego, mas péssimo na conjugação deste com a sua vida pessoal... Só consegue viver sob pressão (Heat), mas apesar de tudo, é esta que lhe permite responder às exigências do seu trabalho;
6. O assalto - já histórico -, que corre bem até à intervenção da polícia sob as ordens do Tenente Vincent Hanna, que não gosta de perder em nenhuma circunstância... O assalto ao banco é impedido antes da fuga dos criminosos e extravasa para as ruas de Los Angeles, convertendo-se numa autêntica batalha campal entre Polícias e Ladrões;
7. Os realmente excelentes desempenhos dos actores, em particular dos gigantes Al Pacino (Vincent Hanna, o polícia) e Robert DeNiro (Neil McCauley, o líder dos assaltantes), que se encontram frente a frente pela primeira vez no grande ecrã... O confronto entre os dois pesos pesados é ainda dos mais memoráveis da História do Cinema......

Michael Mann assinou, em 1995, este filme de acção, sobre um assalto e sobre a pressão que se estabelece entre os dois lados desta situação...
Um dos melhores filmes de sempre, na minha modesta opinião..........................

Os Vilões da semana: Irmãos Metralha.....

Quem são?
Os mais famosos assaltantes de bancos do mundo Disney... São uma família de ladrões que passam metade do tempo a elaborar planos para futuros roubos, e outra metade desse tempo atrás das grades. Identificamo-los pelas máscaras negras e pelos números de registo da prisão, que mantêm sobre as camisolas. Os seus nomes são: Bigtime, Burger, Bouncer, Baggy, Bebop, Bankjob, Babyface e a Mamã Metralha
De onde os conhecemos?
Das BDs da Disney, onde foram criados por Carl Barks, e dos desenhos animados, sobretudo da série Duck Tales
Qual a sua missão?
Os Metralhas têm um objectivo muito simples: roubar o máximo possível enquanto tentam não ser apanhados, pelos vistos, esta é uma tradição de família... Um dos seus objectivos primordiais é entrarem na Caixa-forte do Tio Patinhas, e roubar as moedas ao velho pato sovina... Muitas vezes, os Metralhas realizam os seus assaltos sob as ordens da mãe, e fazem todos os possíveis para lhe agradar - afinal, lá em casa é ela que manda...
O que usam como arma?
Todo o tipo de explosivos, pés-de-cabra e martelos - ou seja, tudo o que é necessário para arrombar os cofres dos bancos onde se dirigem para os "levantamentos"...
Porque são os maiores?
Os Metralhas simplesmente não desistem... São persistentes ao ponto de forçarem vezes sem conta a entrada na caixa-forte do Tio Patinhas, apesar de tudo indicar que nunca lá conseguirão entrar... São ladrões de bancos profissionais que nunca tiveram um trabalho honesto, e a profissão é passada de geração em geração... Nunca se conheceu um Metralha que não fosse assaltante, e também nunca se conheceu nenhum que conseguisse atingir com sucesso os seus objectivos... Mas eles nunca desistem, e é por isso que são os maiores.....
Frase...
Bigtime: "Pelas minhas contas, tentámos assaltar a caixa-forte do Patinhas umas 299 vezes.
Bouncer: "Bem, à 300ª vez é que é...".

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Os Heróis da semana: Os 11 de Ocean.....

Quem são?
Danny Ocean, o cérebro; Rusty Ryan, o seu braço direito; Linus Caldwell, carteirista e novato nos grandes assaltos; Virgil e Turk Malloy, dois irmãos especialistas em fugas; Frank Catton, infiltrado; Basher, o perito em demolições; Yen, ginasta; Saul, vigarista e burlão; Livingston Dell, informático; e Reuben Tishkoff, o financiador...
De onde os conhecemos?
Da trilogia realizada por Steven Soderbergh (em 2001, 2004 e 2007), que por sua vez era um remake do filme Ocean's 11, de 1960, com Frank Sinatra e o seu Rat Pack
Qual a sua missão?
Em 11, Danny Ocean planeia assaltar o cofre comum aos três maiores casinos de Las Vegas, propriedade de Terry Benedict - só por acaso, o homem com quem a ex-mulher anda a sair. Para isso, reune mais dez ladrões profissionais para "secar" o cofre dos casinos Bellagio, MGM Grand e Mirage... Em 12, Benedict vai localizar um a um os membros do intitulado "Grupo dos 11 de Ocean" e exige que a quantia roubada seja reposta. Para isso, os 11 (+ 1) viajam para a Europa, para mais assaltos, ao mesmo tempo que tentam bater o auto-proclamado "maior ladrão do mundo", conhecido como Nightfox... Em 13, Reuben é traído pelo sócio Willy Bank e o resto do grupo promete vingá-lo. Para tal, recorrem a Terry Benedict para que este os ajude a derrotar o rival...
O que usam como arma?
Todo o tipo de truques e vigarices, conjuntamente com os planos bem eleborados de Danny, os conhecimentos de Rusty e a inventividade de Linus... A sua maior arma é a amizade, respeito e a força da união entre todos os membros do bando...
Porque são os maiores?
Porque os seus assaltos são à prova de todos os riscos. Nada escapa aos 11 e nada os demove de atingir os seus objectivos. Nem que para isso tenham que recorrer a todas as artimanhas possíveis e imaginárias para o fazer... Os filmes da série Ocean parecem-se mais com filmes experimentais do que com filmes de acção, e reconhece-se neles a marca do seu autor, Steven Soderbergh... Além disso, George Clooney, Brad Pitt e Matt Damon foram as escolhas mais que acertadas para dar vida a estes ladrões com estilo, com humor e com recursos infinitos para os assaltos perfeitos...
Frase...
Rusty: "As relações podem ser tão...
Danny: "Claro.
Rusty: "Mas também podem ser tão...
Danny: "Pois é."

Nada se perdoa.....

Em 1992, o actor e realizador Clint Eastwood, popular pelos seus papeis de cowboy "mauzão" na trilogia dos Dólares de Sergio Leone e pelo polícia "mauzão" Dirty Harry ao longo de cinco filmes, dirigiu aquele que seria um dos seus melhores e mais reconhecidos filmes: Imperdoável...

Imperdoável conta a história de William Munny, um pistoleiro aposentado que é contratado por um grupo de mulheres que se pretende vingar de dos homens que violentaram uma prostituta num bordel da cidade de Big Whiskey... Os homens que o fizeram foram apenas multados pelo Xerife Little Bill, e as mulheres, considerando que a pena fora mínima, atribuem uma recompensa ao Homem que as consiga vingar... Munny aceita a missão e, na companhia do jovem Schofield Kid e de um antigo companheiro, Ned Logan, parte em direcção à cidade, para levar Justiça às mulheres de Big Whiskey e reclamar a sua recompensa...

O filme recebeu os Oscar de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Montagem e Melhor Actor Secundário - o excelente Gene Hackman, no papel do agente da autoridade local Little Bill... Clint Eastwood recebia, com este filme, o merecido reconhecimento de crítica e de público... O seu western está entre os melhores de sempre e Eastwood veio a acumular o estatuto de relaizador clássico com filmes posteriores da craveira de Mystic River ou Million Dollar Baby... Um filme muito negro, mas que trouxe alguma luz a um género muitas vezes subvalorizado... Imperdoável é, por tudo isto e mais, um filme de excepção..................................